Quer tenha acabado de adotar um novo cão ou até tenha tido alguns melhores amigos toda a sua vida, certamente saberá que existe uma serie de cuidados a ter. Se já conhece algumas das dicas, nunca é de mais relembrar.
1. Não alimente demasiado o seu pequenote!
Com o aumento da variedade de rações, petiscos e snacks, corremos o risco de aumentar a dose diária recomendada para a sua alimentação. Cães com excesso de peso apresentam um risco aumentado de anomalias metabólicas, doenças cardiovasculares, articulares, sistema imunológico enfraquecido e muitos outros problemas de saúde. Ficam sujeitos a menos mobilidade e não podem correr, brincar ou fazer outras atividades tanto quanto gostariam. Alimente-o com a quantidade recomendada pelo seu veterinário e não ceda às “lágrimas de crocodilo”.
2. Toque no nariz do seu cão
Tocar no nariz? – Porquê? O nariz deve estar molhado. O nível de humidade varia entre os cães e conforme a época do ano, mas um cão saudável terá um nariz frio e ligeiramente húmido, porque os cães deitam suor pelo nariz para baixar a temperatura.
3. Faça consultas anuais com o veterinário
Qual foi a última vez que foi ao veterinário com o seu companheiro? Visitas regulares previnem muitas doenças que não são vistas no dia-a-dia.
4. Lavar os dentes é possível?
Sim! Escovar os dentes do seu cão costuma ser esquecido, mas é extremamente importante para a saúde geral e evita tratamentos dentários caros no futuro. No entanto, certifique-se que é uma pasta dos dentes feita especificamente para cães. Faça este processo parte de uma rotina e atividade divertida para o seu animal.
5. Brinque com um propósito!
Ao dar “mimo” e brincar com o seu cão, especialmente nos primeiros meses e anos, brinque intencionalmente com os seus pés, orelhas e boca. Ao fazer atividades como tocar os seus pés, dedos e unhas durante uma experiência, irá dessensibilizá-los a serem tocados nessas áreas quando chega aquela hora, para alguns donos terrível, de aparar as unhas ou cortar o pelo nesta zona.
Brincar com as orelhas e boca vai deixá-los habituados a serem tocados nessa zona e facilitar o trabalho dos especialistas para o examinar.
6. Dê ao seu melhor amigo um lugar seguro
A nossa posição no mercado é clara. Animais felizes, donos felizes. Animais saudáveis vivem mais anos e assim a nossa felicidade. Apenas selecionamos os melhores produtos, para construirmos casas de madeira de igual elevada qualidade. Todos pontos são pensados ao pormenor, para alcançarmos 100% da satisfação do cliente. Ter uma área com uma temperatura regulada, pode ajudar o seu cão a que se sinta seguro e possa facilmente tirar a sesta espanhola durante o dia.
Poderá ajudar o seu cão a se acalmar durante situações de stress, como festas, choro de um bebê ou tempestades.
7. Lave regularmente as coisas do seu amigo
Nunca a higiene teve tanta importância como nos dias de hoje. Vírus, germes, pólen, insetos… muitos acabam na cama, peluches, casotas e cobertores. Certifique-se de lavar regularmente (semanalmente, se possível) todos os brinquedos do seu cão.
8. Mantenha-o longe da sua comida
Por mais difícil que seja resistir ao seu choro e latir, muitos dos nossos alimentos, como o chocolate, abacate ou cebola, são tóxicos para os cães e podem ter sérias consequências para a sua saúde.
Mantenha a sua comida fora do alcance e tenha cuidado especial com chicletes, pois muitos contêm xilitol, que é uma substância semelhante ao açúcar tóxica para os cães. Alguns alimentos, como o frango puro, abóbora enlatada ou arroz puro, podem ser recomendados intencionalmente pelo seu veterinário por razões específicas.
9. Passeie com o seu amigo para a felicidade e saúde de ambos
Uma atividade de 30 minutos é o mínimo recomendado pelos especialistas. Outrora, disseram-nos uma frase que nunca mais nos esquecemos:
“Poderás ter alguns companheiros de quatro patas durante toda a tua vida, no entanto os teus companheiros de quatro patas apenas conhecerão um dono toda a sua vida.”
Dê felicidade ao seu pequenote e não o mantenha dentro das mesmas 4 paredes, 24/7.
Caminhadas regulares atribuem muitos benefícios para o seu cão, incluindo a prevenção do tédio, ajudando o trato digestivo, mantendo-o com um peso mais saudável e ajudando-o a queimar o excesso de energia.
10. Finalmente… a nossa amiga Paciência
Pode ser bastante desafiador quando o seu cão se comporta mal, ou não está a aprender aquela técnica que tanto lhe quer ensinar… mas como tudo na vida, continue a tentar até conseguir.
Os cães são muito bons em ler a nossa linguagem corporal e não respondem bem ao treino, ordens se estiver tenso ou nervoso. Troque o tom de voz para autoritário em vez de agressivo e verá os resultados a aparecer.
🐾 Questões Adicionais? 🐾
Dúvidas sobre estas dicas ou pretende obter mais informações para uma casota/cama para o seu melhor amigo? Fale connosco por whatsapp para um atendimento mais personalizado.