O seu patudo ladra a estranhos?

Não há nada pior do que um cão que ladra a cada nova pessoa que cruza o seu caminho. Embora eles possam estar, simplesmente, a tentar proteger o seu dono, esse hábito pode ser um pouco preocupante. Hoje trazemos-lhe algumas dicas para prevenir esse comportamento.

Happy West Highland White Terrier – Westie, Westy Dog Portrait

Primeiro, porque ladram os cães a estranhos?

Marcar território

Por vezes, os cães podem ser extremamente protetores do seu território e donos. Normalmente, vêm outras pessoas como uma ameaça ao seu território que os leva a ladrar a rostos desconhecidos.

Excitação

Os nossos companheiros ficam tão contentes ao ver um rosto novo que ladram mal se aproximam deles. Se o seu patudo ladra e abana o rabo, é muito provável que esteja dominado por uma força que se chama a alegria.

Falta de socialização

Por não estarem habituados à presença de pessoas, pode levar a um comportamento mais agressivo pelo simples modo de não conhecer o que se aproxima.

Então, como evitar que o seu cão não ladre a estranhos?

Ignore o mau comportamento

Primeiro, é importante ajudar o seu cão a perceber que ele não será recompensado com atenção quando ladrar e saltar a estranhos. Pode praticar este método com um “vizinho” para se passar por um estranho na sua casa ou num local que o seu cão tenha mais dificuldade em se conter.

Certifique-se de que o estranho saiba evitar contato visual e não dar atenção quando o cão estiver a ladrar. Uma vez que o cão se acalme e pare o mau comportamento, o estranho pode recompensá-lo com uma guloseima. Quando o seu cão se sentir mais confortável com o processo, certifique-se de aumentar essa recompensa cada vez que cumprimentar um estranho com respeito.

Ir embora

Se o seu cão está a ter dificuldade em entender que não pode ladrar, é melhor mostrar que ele não pode ser recompensado com interação se continuar com esse comportamento. Pode fazer isso, virando-se imediatamente e andar na direção oposta. Fazer isso mostra aos patudos que eles não conseguem envolver-se se continuarem com aqueles modos. Uma vez que o seu cão parou de ladrar com sucesso, não se esqueça de lhe oferecer um petisco.

Método da distração

Outra maneira benéfica de evitar que o seu cão ladre para um estranho é através da distração. Quando o seu cão começar a ladrar, distraia-o com barulho. Faça isso com as suas chaves de casa, por exemplo. Uma vez que seu cão parou de ladrar e ganhou a sua atenção, você pode dar as instruções de sentar e permanecer calmo. Não se esqueça da recompensa!

Sentar-se e manter a calma

O seu patudo já aprendeu que não pode ladrar e saltar a estranhos. Ensine-o agora a cumprimentar. Treine os comandos de sentar, dar a pata para depois aplicar quando estas situações ocorrem. Ao compreenderem que vão ser recompensados por este bom comportamento sempre que virem um estranho será mais fácil manter o seu pequeno calmo.

Como qualquer outro método de ensino, poderá levar o seu tempo até ter sucesso. Lembre-se que a paciência é uma virtude.

Não se esqueça de oferecer ao seu patudo uma boa noite de sono com as nossas camas e casotas. Visite a nossa loja online.

Subscreva a nossa newsletter e receba artigos como este na sua caixa de correio mensalmente.

David Alves
David Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *