Os cães são animais incríveis que trazem alegria, amor e companheirismo para as nossas vidas.
Mas, por mais que os amemos, o seu comportamento às vezes pode ser intrigante, frustrante ou até mesmo alarmante.
Ladrar, mastigar, cavar, pular, rosnar e outras peculidades caninas podem deixá-lo a pensar o que está a acontecer com o seu canino. Mas não tenha medo: com um pouco de conhecimento e paciência, você pode aprender a descodificar o comportamento do seu cão e construir um vínculo mais forte com ele.
Aqui estão alguns comportamentos comuns que os cães exibem e o seu significado:
1. Mastigar:
Os cães mastigam para aliviar o tédio, a dentição ou aliviar o stress.
Forneça ao seu amiguinho muitos brinquedos para mastigar, de preferência ossos e guloseimas caninas para satisfazer para os fazer desviar atenção dos seus sapatos, móveis ou outros itens valiosos. Além disso, certifique-se de que o seu cão faz exercícios, estimulação mental e socialização suficientes para evitar o tédio e a ansiedade.
2. Ladrar:
Os cães ladram por diversas razões: alertá-lo sobre o perigo, cumprimentá-lo, expressar excitação, ansiedade ou procura por atenção.
Esteja atento ao tom e duração do ladrar do seu cão, bem como à sua linguagem corporal, para determinar o que ele está a tentar comunicar.
Um ladrar feliz pode soar diferente de um ladrar medroso, por exemplo, e uma cauda a abanar pode indicar um ladrar amigável, enquanto que uma postura rígida pode sugerir um ladrar defensivo.
3. Escavação
Escavar deve ser um dos passamentos preferidos do seu animal, especialmente quando querem criar um local fresco para se deitarem, enterrar comida ou brinquedos.
Se o seu cão estiver a escavar de forma inadequada, forneça a ele uma área de escavação designada, como uma caixa de areia ou um canto específico do quintal, elogie-o e recompense-o por usá-lo.
4. Saltar
Os cães pulam nas pessoas para as cumprimentar, expressar entusiasmo ou afeto, chamar a atenção ou afirmar domínio. Para desencorajar o salto, ensine ao seu cão um comportamento de saudação educado, como sentar ou oferecer uma pata, e recompense-o por isso. Além disso, evite reforçar o salto dando atenção ou carinho quando ele pular e, em vez disso, espere que ele se acalme antes de interagir com ele.
5. Rosnar:
Os cães rosnam por vários motivos, como alertá-lo ou outro animal para ficar longe, expressar dor ou desconforto, afirmar domínio ou territorialidade, mostrar medo ou agressão. Nunca castigue ou repreenda seu cão por rosnar, pois é um meio de comunicação natural e necessário para ele. Em vez disso, respeite os limites do seu cão e tente identificar e abordar a causa subjacente de seu rosnado, como medo, dor ou falta de socialização.
Compreender o comportamento do seu cão requer paciência, observação e empatia. Tente colocar-se no lugar do seu amigo de 4 patas e veja o mundo pela perspectiva dele. Com tempo e prática, consegue aprender a comunicar com seu cão de forma eficaz e construir uma relação de confiança e recompensa com ele. Lembre-se de que cada cão é único e tem sua própria personalidade e necessidades, portanto, adapte sua abordagem às características e preferências individuais de seu cão. Ao fazer isso, você pode aproveitar os muitos benefícios de ter um companheiro canino leal e amoroso em sua vida.