Posso dar fruta ao meu cão?

Será que o meu cão pode comer fruta? É comum, os donos, especialmente na altura do verão, queiram que os seus cães disfrutem de um snack mais fresco: a fruta.

A fruta deve ser dada em formato de snack ou guloseima e em doses pequenas.

No entanto, é importante perceber que fruta é saudável e segura para o seu animal.

Frutas

Maçã:

As maçãs são uma excelente fonte de fibra e vitaminas para os cães. Inteira, em fatias ou aos cubos, é uma boa fruta para incluir na rotina de snacks.

Banana:

A banana é uma fruta rica em potássio e vitamina C e, ao contrário de outras frutas, todas as partes da banana são seguras e saudáveis para dar ao seu cão.

Melancia:

A melancia é uma fruta rica em água e vitaminas e pode ser uma excelente opção para um snack refrescante nos dias de verão. No entanto, não se esqueça de retirar as sementes e a casca.

Morangos:

Outra boa opção são os morangos. Ou seja, têm algumas características e nutrientes que podem ser benéficos para o seu cão, incluindo:

  • Alto teor de água;
  • Fibras;
  • Vitamina C.

    Frutas que devem ser evitadas:

    Embora algumas frutas sejam seguras para os cães, outras podem ser tóxicas e até fatais se consumidas em grandes quantidades. Abaixo estão algumas frutas que devem ser evitadas na alimentação do seu cão.

    Uvas e Passas:

    Apesar de parecerem inofensivas, as uvas e passas são muito perigosas para os cães, podem provocar insuficiência renal e devem ser sempre evitadas.

    Abacate:

    O abacate contém uma substância chamada persina, que é tóxica para os cães e pode causar diarreia e vómito.

    Cerejas:

    É melhor evitar as cerejas porque, para além de terem caroço, têm um tamanho que pode causar problemas ao seu animal. Assim como, contêm uma substância chamada cianeto, que é tóxica para os cães e pode causar problemas respiratórios.

    4 Dicas para servir fruta ao seu animal:

    • Tal como faz para si e a sua família, quando quer oferecer fruta ao seu patudo, deve sempre limpar e lavá-la para remover qualquer sujidade e resíduos químicos.
    • Corte a fruta em pequenos pedaços ou esmague-a em puré. No entanto, para os cães maiores, sirva em fatias.
    • Alguns cães podem não perceber a textura da fruta, experimentar tentar dar-lhe como um snack congelado.

    Assim, é sempre recomendável consultar um veterinário antes de introduzir novos alimentos na dieta do seu cão, especialmente se ele tem algum problema de saúde
    Com cuidado e moderação, as frutas podem ser um complemento saudável para a dieta do seu cão e posto isto, podemos concluir que o cão pode comer fruta.

    David Alves
    David Alves

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *