A sua cadela está grávida? E agora não sabe o que fazer?
Saber que a nossa cadela está grávida pode ser um mix de emoções, mas não há muito tempo para pensar, já que a gestação nas cadelas dura cerca de 2 meses. Por isso, pode esperar uma casa cheia de bolinhas de pêlo, muito em breve.
Preparar o Parto
Criar o ninho:
A futura mamã, deverá querer um local privado, onde possa relaxar e dar à luz. O ideal será uma Maternidade de madeira, desenhada especialmente para deixar a sua cadela e os filhotes com total conforto, permita a mãe sair, mas que mantenha os bebés fechados e seguros. A Casotas & Companhia cria Maternidades específicas para estas ocasiões, de diversos tamanhos.
Coloque a sua caminha e brinquedos preferidos (o ideal é que estejam limpos) dentro da maternidade, pode ajudar a futura mamã a sentir-se em casa, antes do parto.
Sinta-se pronto a ajudar:
Por norma, o parto da sua cadela deve ocorrer de forma tranquila, o entanto é importante estar por perto para ajudar, caso surja alguma complicação.
Se a futura mamã estiver com dificuldade no parto, será necessário levá-la ao vetererinário, pelo que deve ter à mão contacto do seu médico (avise-o da data prevista do parto para ele possa possa estar em alerta) e o transporte preparado.
Tenha por perta todo o material necessário:
- Tesoura;
- Diversas toalhas limpas;
Saiba quais os sinais de alerta:
Um dos principais sinais do parto é uma descida da temperatura corporal da cadela, esta passa de 38,5º para 37ºC, o que significa que o parto deve inicar cerca de 12-24 horas depois.
Durante a última semana de gravidez, a sua cadela pode andar um pouco inquieta e isolar-se mais numa zona calma. Para além disso, a perda de apetite e arranhar a cama é um sinal comum nas 12-24 horas antes do entrar em trabalho de parto.
O trabalho de parto e após o nascimento:
Por norma, os nascimentos ocorrem sem nenhuma complicação, mas, ocasionalmente, a sua cadela pode precisar da sua ajuda (é importante que esteja presente para a apoiar).
Quando verificar que o trabalho de parto terminou, e que todos estão saudáveis e felizes, dê à mãe algum alimento e água. Para além disso, também a deve auxiliar a ir respirar ar fresco e ir à casa de banho (pode ser difícil fazê-lo de imediato).
Se verificar que os cachorrinhos ainda não mamaram, após uma hora do nascimento, eles podem necessitar que os guie para uma das maminhas da mãe. No entanto, se existirem mais cachorros do que maminhas, é preciso que os vá trocando, até estes aprenderem a partilhar.
Organize a zona do parto, retire e substitue o que possa estar sujo e dê à nova família algum momento de qualidade juntos. Contudo, se verificar algum comportamento fora do comum, contacte de imediato o seu médico veterinário.
Agora, tudo o que precisa de fazer é celebrar a chegada dos novos membros na família.