Treinar um patudo traquinas, ou lidar com um cão adulto com temperamento difícil, pode ser complicado decidir o que fazer, como o educar e que regras seguir.
Mas primeiro, porque é o meu cão tão traquinas?
Uma das primeiras coisas que as pessoas perguntam quando estão a lidar com um cão atravessado é “porquê?”. A suposição é muitas vezes que há um problema com o cão.
Felizmente, o problema raramente está no cão. Quase sempre surgiu por causa da maneira como o cão foi treinado. Esta é uma boa notícia. Isto porque, conseguimos reverter esse treino com um programa devidamente pensado.
Como treinar um cão impertinente?
Quando está a decidir como treinar um patudo ou um cão traquinas, é importante seguir os seguintes princípios ou regras que o ajudarão a treinar com sucesso.
Com cães traquinas, muitas vezes é tentador deixar todos os nossos princípios voarem pela janela e reagir à pressão, sem considerar o resultado.
Treinar Cão
Regra 1: Treino antes do treino
Muitas pessoas tentam treinar o seu cão, em situações que não podem controlar o resultado. Por exemplo, tentam ensinar o seu filhote sem coleira a vir ter com ele quando se encontram na praia, parques onde há gaivotas para perseguir e outros tipos de animais. Procure um espaço tranquilo para iniciar o treino.
A verdade é que não pode ensinar um cão a não perseguir coelhos, quando existe coelhos para perseguir no início.
Precisa ser capaz de controlar o que acontece quando dá ao pequeno um comando. No entanto, muitas pessoas não conseguem fazer isso.
Regra 2: Assuma que a culpa é sua, não do patudo
Este é difícil assumir. Especialmente se sabe absolutamente que o seu cão está a ser desobediente. No início, ensinou-o a SENTAR e ele sabe o que isso significa. Agora ele não se vai sentar a menos que a recompensa lhe agrade. O mesmo acontece para outras situações de treino. Se ele está a ser impertinente, tem que saber que ao ter um comportamento adequado, vai ser recompensado por isso.
Regra 3: Faça do seu cão um vencedor
Vencer – ou “fazer certo” é tão agradável para os cães quanto para nós! Eles adoram as recompensas que vêm com um comportamento vencedor, as guloseimas, os jogos, a atenção. É tudo bom. Ganhar é bom.
No entanto, muitas vezes preparamos nossos cães para falhar.
Estamos com pressa. Colocamos a fasquia muito alta ou não reforçamos os comportamentos de forma eficaz para que o cão perca o ânimo e o interesse em todo o processo de treino.
Causas comuns de falha no treinamento de cães incluem:
- Subornar em vez de recompensar
- Recompensas de baixa qualidade
- Recompensas pouco frequentes
- Ensinar muitas habilidades ao mesmo tempo
- Tornar as tarefas muito complexas
Não fique tentado a subornar o seu cão para se comportar, subornar não é uma solução a longo prazo para nada. Não seja “mau” com as suas recompensas de treino, especialmente ao ensinar novos comportamentos ou treinar comportamentos antigos em ambientes novos e mais desafiadores.
O Treino do seu Cão em Etapas
- Gerencie primeiro, treine depois;
- Tome responsabilidade;
- Faça do seu cão um vencedor;